Dragon Ball

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 15:25, 18 Janeiro 2010 (editar)
Suely (Discussão | contribs)
(New page: {{Revisão-sobre|Animangá|data=março de 2009}} :''Nota: Os nomes de personagens e outros nomes relacionados com a série estão na versão utilizada no Brasil. É aconselhado a quem conh...)
← Ver a alteração anterior
Revisão de 15:26, 18 Janeiro 2010 (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 1: Linha 1:
-{{Revisão-sobre|Animangá|data=março de 2009}}+ 
-:''Nota: Os nomes de personagens e outros nomes relacionados com a série estão na versão utilizada no Brasil. É aconselhado a quem conheça apenas a versão portuguesa que veja a [[Dragon Ball (série)#Nomes em Portugal|lista de equivalências]] mais abaixo.''+
{{Infobox animangá/Cabeçalho {{Infobox animangá/Cabeçalho
|cor_fundo_titulo = #EEEE01 |cor_fundo_titulo = #EEEE01

Revisão de 15:26, 18 Janeiro 2010

Predefinição:Infobox animangá/Cabeçalho Predefinição:Infobox animangá/Mangá Predefinição:Infobox animangá/Anime Predefinição:Infobox animangá/Anime Predefinição:Infobox animangá/Anime Predefinição:Infobox animangá/Anime Predefinição:Infobox animangá/Filme Predefinição:Infobox animangá/Outros Predefinição:Infobox animangá/Outros Predefinição:Infobox animangá/Rodapé Dragon Ball é uma série japonesa de grande sucesso no mundo criada por Akira Toriyama contendo mangás, animes, jogos de videogame, filmes e produtos relacionados.

O primeiro mangá de Dragon Ball foi publicado na revista Shonen Jump de 1984 a 1995. Devido ao sucesso, a Toei Animation produziu dois animes, de 1986 a 1997. Primeiramente foi criado o anime Dragon Ball, em 153 episódios, que corresponde aos 16 primeiros volumes do mangá original, depois foi produzido o anime Dragon Ball Z, em 291 episódios, que corresponde aos 26 volumes restantes do mangá. Por causa do sucesso, a Shonen Jump e a Toei Animation fizeram com que Akira Toriyama, ficasse escrevendo a série por longo tempo, assim a série ficou longa. Akira estava cansado de escrever a série e por isso desejou que a fase Dragon Ball Z fosse a última (isso explica o Z do nome, a última letra do alfabeto), vindo a parar de escrever a série após o término desta fase.

Dragon Ball GT é o terceiro anime da série. É uma seqüência de Dragon Ball Z. Foi criada pela Toei Animation, de 1996 a 1997, em 64 episódios, e não houve a participação de Akira Toriyama, por isso não existe em mangá.

Os três animes que compõe a série, Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, apesar de acontecerem na mesma realidade e com os mesmos personagens, são animes de características diferentes. A série possui no total 508 episódios.

Uma das características que todos estes animes possuem é a busca pelas Esferas do Dragão (Dragon Balls), capazes de realizar qualquer desejo, sendo por isso procuradas e disputadas por pessoas de vários tipos, entre elas aquelas que querem fazer o bem e aquelas que querem alcançar seus objetivos ambiciosos.

Conteúdo

Evolução

A história de Dragon Ball desenvolveu-se gradualmente durante os 11 anos de publicação. Durante esses anos, o tom e o estilo das histórias mudou gradualmente para refletir os gostos dos leitores e dos editores da Shonen Jump.

Os primeiros volumes do mangá (volumes 1-12) são fundamentalmente histórias de fantasia com humor, com alguns elementos de ficção científica menores. Elementos de fantasia importantes incluem não só o menino-macaco Son Goku e as próprias esferas, mas também muitos animais falantes, técnicas de artes marciais improváveis e personagens identificadas como deuses e demônios.

Apesar dos elementos fantásticos, o mundo tem tecnologia avançada, que inclui cápsulas que cabem no bolso e que podem guardar coisas como carros, aviões e submarinos, sendo usadas para o transporte portátil desses automóveis, bem como o de qualquer outra coisa. É produzida pela Corporação Cápsula (Capsule Corporation). O enredo é, de uma forma geral, leve, com poucas mortes e uma ênfase na aventura e no humor.

Uma sutil, mas significativa mudança de tom deu-se depois do melhor amigo de Son Goku, Kuririn, ter sido morto. Isto começou na Saga Piccolo Daimao (volumes 13-16) na qual o mangá muda para um tom mais sério, se comparado com o dos volumes anteriores.

Dragonball transforma-se completamente num mangá shonen de ação no início da Saga dos Saiyajins (volumes 18-20). A partir da introdução do filho de Son Goku, a história começa a tomar um rumo mais sério e dando maior importância à ficção científica. Muitos dos personagens que anteriormente tinham origens fantásticas (Son Goku, Piccolo, etc.) são agora reconhecidos como extraterrestres. Viagens no espaço, ameaças espaciais e poderosos cyborgs são agora comuns.

Depois da derrota de Nappa e Vegeta e da conclusão da Saga Saiyajin, os sobreviventes do ataque Saiyajin dirigem-se para o Planeta Namek para tentar ressuscitar os amigos que foram mortos pelos Saiyajins. Assim começa a Saga Freeza (volumes 21-28), que é reconhecida, não só por quão absurdamente poderosos os personagens se tornam, mas também pelo surgimento da transformação "Super Saiyajin".

A Saga Cell (volumes 29-35) introduz os Andróides, um misterioso Saiyajin chamado Trunks, que se revela filho de Bulma e Vegeta, e o enigmático robô Cell. (na verdade, um andróide aparece antes desta saga, o N°8, durante a luta contra o exército Red Ribbon)

A Saga Majin Boo (volumes 36-42) é o último marco do mangá, onde aparecem mais dos elementos de fantasia que estavam presentes nos primeiros volumes do mangá. Tem muito humor com um vilão cômico.

Diferenças entre mangá e anime

Como vários do gênero, Dragon Ball apresenta consideráveis diferenças entre o mangá e o anime<ref>[http://www.naruto.com.br/geral/abril-lanca-especial-sobre-animes-e-mangas/ Portal Naruto Brasil - May 26 Abril Lança especial Sobre Animês e Mangás (acessado em 01/07/2009)], ver bibliografia: Revista Mundo Estranho - edicção especial "Naruto e outras Grandes Sagas dos Animês" - Junior Fonseca, Renato Siqueira, Marcel Goto e Fábio Garcia, edição de Sidney Gusman]</ref>.<ref>Predefinição:Citar web</ref>

No anime foram criados vários episódios inexistentes em mangá. Tais episódios, chamados pelos fãs de fillers<ref>Predefinição:Citar web</ref> foram criados com o intuito de impedir que o anime ultrapasse o mangá em termos de história. Exemplos disso são os episódios do Javeleta que aparecem antes do 22º torneio de Artes Marciais, o casamento de Goku e Chichi, o treinamento de Tenshinhan, Yamcha, Chaos e Kuririn na Sala do Templo de Kami Sama, a passagem de Goku pelo palácio da princesa Serpente, o episódios dos garotos que tiveram seu planeta destruído por Freeza e que viviam numa nave, o do falso planeta Namekusei, as Forças Especiais Ginyu enfrentando os humanos no Planeta do senhor Kaiô (este, considerado por muitos fãs como um dos piores fillers), o episódio em que Goku e Piccolo vão tirar carteira de habilitação (ep.125), o aniversário de Gohan, dois episódios em que Taopaipai reaparece após ser vencido por Tenshinhan no 23º torneio de Artes Marciais, dentre outros. Além das mini-sagas de Garlick Júnior<ref>episódios 108 a 116 do anime Dragon Ball Z</ref> e do torneio de Artes Marciais do Mundo dos Mortos.<ref>ver episódios 195 a 199</ref>

Mesmo nas partes existentes no mangá também existem algumas cenas fillers. Como por exemplo Vegeta e Nappa atacando o planeta Arlya, o Capitão Ginyu assumindo o controle do corpo de Bulma em meio a luta de Goku contra Freeza, Goku usando o Kaioken 10 vezes aumentado na luta contra Freeza, Cell usando o Makkankosappo e o Kikoho em sua luta contra Goku, dentre outras.

Devido ao sucesso da série, a Toei Animation criou vários especiais da série (obviamente inexistentes no mangá), dentre eles o do Doutor Whello, Taurus (Tales na versão brasileira), Cooler (o irmão mais velho de Freeza), dos andróides 13, 14 e 15, Ryudegarn, Brolly, Slug, Bojack e Janemba. Dentro da série, tais especiais tem um encaixe cronológico um tanto confuso, e muitos fãs os acham fracos. Além desses especiais existem mais dois OVAs, que são o especial de Bardock e o de Trunks.

Porém a maior de todas as diferenças é Dragon Ball GT. Esta fase não existe em mangá, já que Akira Toriyama o parou na saga de Buu. Esta fase foi criada exclusivamente para o anime, e foi produzida pela Toei Animation e os assessores de Toriyama, o qual apenas supervisionou a produção da série.<ref>Predefinição:Citar web</ref> Tendo ao todo 64 capítulos, esta série é considerada fraca por muitos fãs devido a uma série de fatores, dentre eles o mal aproveitamento de vários personagens, o foco muito grande que se faz em Goku e Pan, dentre outros.

Curiosidades

Predefinição:Trivia

  • Em muitos episódios da série em Portugal, as personagens rompem muitas vezes a "quarta parede" (isto é, as personagens falam com a audiência e algumas vezes com pessoas famosas. Ex. Claudia Schiffer.
  • O personagem mais fortes de toda a série Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT é a fusão entre Goku SSJ4 e Vegeta SSJ4 por meio de uma fusão chamada Metamoru. Seu nome é Gogeta, e é visto somente em um episódio em toda a série (episódio 60 intitulado Fusão! O Incrivel Super Gogeta). Poderia ter derrotado Lii Shenlong com somente um ataque chamado Big Bang Kamehameha aumentado 100 vezes(talvez a técnica especial mais forte de todos os personagens do desenho). Porém pelo fato de possuir uma personalidade muito confiante e brincalhona, acaba brincando com o seu adversário, e o tempo de sua fusão acaba.
  • A personagem mais forte de toda série do mangá (inclui apenas DB e DBZ) é a de Vegetto (Goku e Vegeta por meio dos brincos Potara) SSJ2, tem praticamente a mesma personalidade de Gogeta, e por isso não acabou com Majin Buu quando podia. Obs.: Vegeto só não acabou com Buu porque ele se deixou ser absorvido por Buu para salvar Gohan, Goten, Trunks e Piccolo, visto que ele tinha capacidade mais do que suficiente para aniquilar facilmente Boo.
  • O Sr. Enma Dai Oh, também existe no anime de Yu Yu Hakusho. A aparência física dos personagens são muito semelhantes, porque no Japão, o Sr. Enma representa, em sua crença, o Juiz dos Mortos.
  • Quando o autor Akira Toriyama começou a desenhar a Saga do Buu, ele queria que os personagens centrais dessa fase fossem Gohan, Goten, Videl e Trunks. Porém, os editores da Shonen Jump quiseram que a série continuasse com o Goku como protagonista. Por causa disso, a participação de Gohan foi bem diminuida e Videl praticamente sumiu.
  • Existem quatro tipos de fusões: Metamoru (dança), Potara (brincos), Naturais (normais), Absorções (involuntária por um dos fusionados).
  • Dai Kaio Shin é fanático por música.
  • O nome da moeda corrente no mundo de Dragon Ball chama-se Zen. Nome semelhante à moeda usada no Japão, Yen (ou Iene).
  • O Zen é o nome da moeda corrente no jogo Mu-Online.
  • Dragon Ball GT significa Dragonball Grand Tour, e tem este nome devido a, na primeira parte da série, grande parte do tempo é passado em viagem pelo espaço.
  • O emblema existente nas roupas dos integrantes das Forças Especiais Ginyu é na verdade a cabeça do Capitão Ginyu.
  • Goku nem sempre foi o personagem mais forte. Piccolo foi o mais forte quando se uniu com Kami Sama, Vegeta era o mais forte quando invadiu a Terra e quando Goku estava doente do coração, Gohan foi mais forte na hora da luta contra Cell, e, claro, as fusões de Goku e Vegeta são mais forte que os dois separadamente.
  • A Corporação Cápsula (Capsule Corporation) e a Força Red Ribbon (Red Ribbon Army) disputavam o mercado industrial. O percentual de venda mundial da RR era de 16%, enquanto a da CC era de 40%. Porém, no ano, 778, a CC destruiu completamente a RR na indústria e ficou com 100% do mercado.
  • Existe uma diferença entre a história de Trunks no mangá e no especial de TV. No mangá, Trunks conseguia se tornar Super Saiyajin antes de morte de Gohan. Mas no especial de TV, a morte de Gohan foi a causa que fez com que Trunks se tornasse Super Saiyajin.
  • Contando todas as vezes que Bulma mudou seu corte de cabelo somam juntas 15 tipos de cortes e Yamcha é o personagem masculino que mais mudou o corte de cabelo.
  • Coincidentemente, alguns jogos eletrônicos tem personagens com transformações, semelhante ao Super Saiyajin:

O personagem Ryu do jogo Breath of Fire III tem uma transformação na qual ele fica com o cabelo loiro, no jogo Last Blade 2 para Neo Geo quando o personagem principal vai lutar, ele fica loiro e mais forte, e em Mystical Ninja, para Nintendo 64, o personagem Goemon realiza uma trasnformação muito semelhante à do SSJ, arrepiando os cabelos e tornando-se loiro, assim aumentando seus poderes criando também um brilho em torno de si. No jogo Sonic The Hedgehog 3 para Mega drive, o personagem Sonic fica amarelo com o poder das 7 esmeraldas do caos, por ter um corpo de espinhos, ele parece com um Super Sayajin e assim muitas pessoas o chama de Super Sayajin. O nome da transformação é Super Sonic. No jogo Final Fantasy IX, o vilão, Kuja se transforma e fica muito semelhante a um SSJ4.

  • O endereço do Goku é mostrado no anime e no mangá. Seu endereço é 439 East District.
  • A série Dragon Ball Z tem 4 vezes mais episódios que o Dragon Ball GT.
  • A distância entre a casa de Goku, até o palácio de Kami Sama, equivale a 2070 quilômetros.
  • Nunca foi citado o nome da esposa do Dr Briefs, ela é citada apenas por "mãe da Bulma" ou "senhora Briefs".
  • De acordo com os dados da polícia, o ID da Bulma é SSC 41453.
  • Desde o início de Dragon Ball até o fim de Dragon Ball Z houve 187 lutas.
  • O nome do templo que Kuririn veio era Templo Oorin.

Significado dos Nomes

Muitos dos nomes em Dragon Ball são piadas e palavras normais, óbvias para leitores japoneses, mas talvez não para outros. Seguem-se algumas explicações dos nomes:

Nomes em Portugal

Predefinição:BRA Predefinição:POR
A-20 C-20
A-19 C-19
A-18 C-18
A-17 C-17
A-16 C-16
Andróides Cyborgs
Majin Buu Buu Buu
Chichi Kika
Coola Cooler
Dai Kaioh Shin Ancião dos Deuses
Esferas do Dragão Bolas de Cristal
Freeza Freezer
Genki Dama Força Universal/Bola Genki
Gotenks Gotrunks
Grande Saiyaman Guerreiro Intergaláctico
Gyumaoh/Rei Cutelo Grande Rei Satânico(no final da série também é chamado de Gyoma)
Kaio Sama/Senhor Kaiô Mestre Kaib
Kaioh Shin Neptuno
Kami Sama Todo Poderoso
Kuririn Krillin
Mestre Kame Tartaruga Genial
Mestre Karin Mestre da Torre
Mestre Tsuru Corvo Genial
Mr./Sr. Satan Hércules
Patriarca Grande Chefe(Namek)
Piccolo Satan/Coraçãozinho/Coraçãozinho de Satan
Pual Puar
Red Ribbon(Dragon Ball)/ Patrulha Vermelha (Dragon Ball Z) Legião Vermelha
Saiyajin Guerreiro do Espaço
Sheng Long Dragão Sagrado
Super Saiyajin Super Guerreiro
SSJ2 Super Guerreiro 2
SSJ3 Super Guerreiro 3
SSJ4 Super Guerreiro 4
Vegeto Vegeku

Dragon Ball Kai

Predefinição:Main É o remake da série Dragon Ball Z em HD ou HDTV (TV em alta definição), com nova abertura, encerramento e redublagem com os dubladores originais (exceto por Hirotaka Suzuoki, falecido dublador de Tenshinhan). O remake terá 100 episódios (contra os 291 da versão original), pois serão retirados os fillers, e a história será mais fiel ao mangá. Dragon Ball Kai estreou no dia 5 de abril de 2009.

Influência na cultura

DragonBall influenciou a cultura do Japão, sendo citado inclusive em outros mangás, como por exemplo, o Bakuman.<ref>Bakuman - Capítulo 1, página 57</ref>

Ferramentas pessoais