Yu Yu Hakusho

De Nikkeypedia

YuYu Hakusho, conhecido no Japão como Yū Yū Hakusho (em japonês: 幽☆遊☆白書 , é uma série de mangá escrita e desenhada pelo mangaka Yoshihiro Togashi e posteriormente adaptada para um anime produzido pelo Estúdio Pierrot.

Yu Yu Hakusho
Yu Yu Hakusho

No Japão o mangá foi publicado pela editora Shueisha, na revista Shōnen Jump, e posteriormente compilado em 19 volumes, entre 1990 e 1994, mas, em 2004, Togashi relança o mangá com novas capas, ilustrações e páginas coloridas, em 15 volumes. No Brasil foi publicado pela editora JBC entre 2002 e 2004, em 38 edições. Está programado pela JBC para publicar no Brasil a edição definitiva do mangá entre o final de 2006 e o início de 2007. O anime, dirigido por Noriyuki Abe e co-produzido pela Tv Fuji, Yomiko Advertising e Estúdio Pierrot, consiste em 112 episódios exibidos originalmente no Japão pela Tv Fuji entre 10 de outubro de 1992 á 7 de Janeiro de 1995. A série começou a ser exibida no Brasil no final dos anos 1990 pela extinta Rede Manchete em março de 1997 trazido pela falida Tikara Filmes. Em 2004 foi reprisado com nova dublagem pelo Cartoon Network. Em 2006 a série foi lançada em DVD no Brasil pela Playarte, com 4 boxes lançados nesse ano. Em 2008 a Playarte completou a coleção de DVD com os lançamentos da saga de Sensui (Portal Para o Mundo das Trevas ou Saga do Capítulo Negro) e da saga de Makai (Saga dos Três Demônios). Totalizando 9 boxes, 30 volumes separados.


Conteúdo

[editar] Enredo

Yu Yu Hakusho
Yu Yu Hakusho
A série conta a história de Yusuke Urameshi, um bad boy que morreu atropelado ao tentar salvar uma criança. Como seu ato foi inesperado por todos, principalmente pelo Mundo Espiritual, Yusuke teve a chance de voltar a viver após fazer um teste para se tornar Detetive Espiritual. Após voltar, ele deve se dedicar a combater os demônios do Mundo das Trevas que por um acaso venham a se infiltrar no Mundo dos Homens.

Os amigos de Yusuke o acompanham em sua trajetória. São eles Kazuma Kuwabara (um amigo de colégio com quem ele disputava brigas na rua, mas cuja relação ficou muito mais humana e sincera depois da morte de Yusuke), Kurama e Hiei, dois youkais (demônios), que se aliaram a Yusuke. Além dos 112 episódios para televisão, também foram lançados um OVA e um filme. Ambos não possuem ligação cronológica com a série de TV. O OVA narra a história de Yusuke e Kuwabara indo ao resgate de Koema, enquanto no filme, combatem os habitantes do Meikai (espécie de "Céu" do Mundo das Trevas), em defesa da Esfera do Poder.



[editar] Sagas

Yu Yu Hakusho
Yu Yu Hakusho
São divididas nas quatro respectivas sagas:


  • Detetive Espiritual (episódios 01 a 25): Yusuke morre ao tentar salvar uma criança e, pelo ato de caridade, recebe uma segunda chance no mundo espiritual. A saga conta as provas que Yusuke enfrenta para se tornar detetive espiritual e, após se tornar um, seus primeiros casos.
  • Torneio das Trevas (episódios 26 a 66): Toguro Ototo desafia Yusuke para que se enfrentem no "Torneio das Trevas", competição onde participam humanos e demônios. Yusuke aceita o desafio e entra no torneio ao lado de Hiei, Kurama, Kuwabara e Genkai.
  • Portão do Inferno — Saga do Capítulo Negro (episódios 67 a 94): Yusuke recebe a missão de derrotar Shinobu Sensui, um ex-detetive espiritual que deseja abrir uma porta dimensional entre o Makai e o Ningenkai para que todas as criaturas possam invadir o mundo dos homens.
  • Makai — Saga dos Três Reis (episódios 95 a 112): Yusuke vai até o Makai para encontrar seu pai (um dos três reis do Makai), mas acaba se deparando com uma revolta entre os Youkais e se vê obrigado a entrar em um torneio.

[editar] Filmes

Yu Yu Hakusho
Yu Yu Hakusho
Yu Yu Hakusho: The Movie: Dirigido por Noriyuki Abe, foi lançado no Japão em 1993.[1] No filme, Koenma é sequestrado por dois demônios que exigem um objeto chamado "Golden Seal" (Selo dourado), que está em poder de Enma, pai de Koenma. Yusuke e Kuwabara são encarregados de resgatar Koenma.


Yû yû hakusho: A Batalha de Meikai - Laços de Fogo: Dirigida por Masakatsu Iijima, foi lançado em 1994. O enredo trata sobre Yakumo, "o rei do inferno", que ordena o dilúvio no Mundo Espiritual e planeja dominar o mundo humano.





[editar] Diferenças entre Mangá e Animê

[editar] Fase Pré Detetive e Detetive Sobrenatural

Yu Yu Hakusho
Yu Yu Hakusho
  • 1. No mangá a "pós-vida de Yusuke é mais explorada, mostrando assim realmente as provas pelas quais Yusuke passou para ressuscitar;
  • 2. No mangá Yusuke fuma, diferente do anime;
  • 3. No mangá Sayaka é um espirito do mal, que vai para o lado do bem após influência de Yusuke, enquanto estava morto, diferente do

Anime onde ele protagoniza uma investigadora;

  • 4. No mangá Yusuke volta para o seu corpo a mês durante um dia, diferente do anime onde isso não ocorreu;
  • 5. Durante a batalha de Yusuke contra Youkai Gouki, Yusuke usou uma distração de Gouki para cravar um pedaço de madeira entre sua boca, diferente do Anime onde Botan aparece para ajudar e é a mesma que causa a distração de Gouki;
  • 6. Após a árdua batalha de Yusuke contra Gouki, ele se encontra totalmente acabado, com Kurama. No anime Botan está junto com Yusuke;

[editar] Saga de Sensui e Final

  • 1. A luta entre Yusuke e Yomi, não teve um fim no mangá, pois ela dorou mais de 3 dias, diferente do Anime onde há um termino;
  • 2. Acontece vários eventos paralelos após a Luta de Yusuke com Yomi, que não estão presentes no Mangá;
  • 3. No mangá não ocorre nenhum beijo entre Yusuke e Keiko, diferente do Anime onde ocorre essa cena;
  • 4. Aparentemente a saga que menos sofreu mudanças. Apenas cenas foram amenizadas devido censura, devido ao puritanismo norte-americano.
  • 5. No mangá a mãe de Yusuke (Akatsuko) vai para o Torneio assitir ao filho lutar, diferente do anime onde ela quase não participa.

[editar] Personagens

[editar] Principais

Yusuke Urameshi
Yusuke Urameshi
* Yusuke Urameshi' (浦飯 幽助, Urameshi Yusuke)

É um jovem de 14 anos que estudava na escola de Sarayashiki. Gostava de matar aulas no telhado da escola e sempre tomava broncas da Keiko. Era odiado principalmente pelos professores Iwamoto e Akashi. No começo do anime ele era muito briguento e declarado mau caráter, mas depois demonstra ser muito melhor do que muitos pensavam. Determinado, sua principal arma é o Reigun (Leigan) e a sorte, é descendente do Youkai Raizen com Kuda Kusushi. Sua mãe chama-se Atsuko Urameshi.




Kazuma Kuwabara
Kazuma Kuwabara
* Kazuma Kuwabara (桑原 和真, Kuwabara Kazama)

Ele é um jovem de 14 anos que dizia ser o bad boy número 1 de Sarayashiki, escola onde estuda, mas não era nada comparado a Yusuke. Não é o melhor aluno da escola, mas é um ótimo lutador. Movido por uma desenfreada vontade de vencer Urameshi, sempre o desafia, tendo sua determinação fortalecida ao apanhar de Yusukue. Mesmo assim anseia por um dia vencer e mostrar a todos que ele é o mais forte da cidade. Dono de uma sensibilidade espiritual incrível, tem como principal arma o Lei Ken, sua espada feita de poder espiritual.





Kurama
Kurama
* Kurama (蔵馬, Kurama)

É um Youkai nascido no mundo das trevas, o Makai. Após ser ferido gravemente por um caçador, Kurama entrou no corpo de uma criança que estava para nascer e recebeu o nome de Shuichi Minamino, após um tempo acabou sentindo afeto por sua mãe Shiori Minamino, e resolveu continuar como filho dela. Em seu corpo como Shuichi tem 15 anos e é extremamente calmo, gentil, educado, e um ótimo aluno o que pode passar uma idéia falsa de seu verdadeiro potencial em uma batalha. Dá grande importância à amizade e faz de tudo para ajudar um amigo. Gosta de sua mãe acima de tudo e não mede esforços para ajudá-la.





Hiei
Hiei
* Hiei

Era um jovem misterioso, assassino no Makai, filho de uma Koorihime ou mulher de Gelo. Tem uma irmã gêmea, chamada Yukina (princesa e deusa do gelo). Foi separado da mãe por levar a fama de Criança Maldita (Órfão Maldoso). Implantou o Jagan (terceiro olho) para procurar o país de Gelo e matar todas as Youkais que viviam lá. Apesar de aparentar ser durão e não se importar com ninguém, ele tem muito afeto por sua irmã. Sua principal arma é uma Katana (espada japonesa), e seus principais ataques, Chamas Negras Mortais (Jao Ensatsu Rengoku-Shou) e Chamas Mortais do Dragão Negro (Ensatsu Kokuryu-ha), seu último golpe.




[editar] Aliados

Keiko Yukimura
Keiko Yukimura
* Keiko Yukimura (雪村 螢子, Yukimura Keiko)

É a garota por quem Yusuke é apaixonado. Keiko na maior parte das vezes esta sempre metida nas enrascadas que Yusuke apronta. A única pessoa capaz de controlar Yusuke é ela, pois o amor que ambos sentem um pelo outro fazer com que isso aconteça. Mesmo que isso somente aconteça no final do Anime quando Yusuke pede Keiko em casamento (no mangá eles meramente se abraçam, deixando a entender que finalmente ficariam juntos).



Mestra Genkai
Mestra Genkai
* Mestra Genkai

É a velha mestra que treinou Yusuke, para quem ela passa a doutrina Leikou Hadouken. Na saga do torneio das trevas foi morta por Toguro mas depois ressuscita. Sem os conselhos da velha mestra talvez Toguro não teria descoberto como despertar a força de Yusuke que acabaria perdendo a luta e sua vida. Genkai morre de velhice na última edição do mangá, já o anime apenas deixa a entender que ela está nas últimas.]






Koenma
Koenma
* Koenma

É filho do rei Enma Dayou, rei do mundo espiritual, logo no começo do anime é ele quem propoem a yusuke que para ele voltar a vida ele teria que praticar boas ações para fazer o ovo espirutual chocar. Koema é quem passa as missoes de yusuke como agente espiritual. Costuma ficar com a aparência de uma criança com uma chupeta na boca, que na verdade é um antigo objeto capaz de acumular energia através dos anos. Koenma julga aqueles que morrem e decide para onde estes irão. Basicamente é ele quem controla o mundo espiritual, visto que seu pai enma freqüentemente está viajando ou descansando em seu trono.




Botan
Botan
* Botan


É ajudante de Koenma no Mundo Espiritual. Uma menina muito alegre e atrapalhada de cabelos azuis muito engraçada. E ela que passa as Missões para Yusuke, uma ordem direta de Koema Jr. Em todas a missões de Yusuke ela se encontra para apoiar e se meter em enrascadas.

[editar] Inimigos

Toguro Ototo
Toguro Ototo
* Toguro Ototo

Entregou sua alma às trevas para se tornar o ser mais poderoso da Terra. Encontra em Yusuke o adversário ideal para usar 100% de sua força. O passado de Toguro esconde um envolvimento com a Mestra Genkai. O vilão está sempre em companhia de seu irmão transmorfo, que se chama Ani.




Toguro Ani
Toguro Ani
* Toguro Ani

O irmão mais velho de Toguro Ototo e também seu braço direito. Menor que seu irmão e extremamente cruel, tem a capacidade de regenerar partes destruídas de seu corpo e mudar a forma de seu corpo, virando uma arma de ataque ou um escudo usado pelo Toguro Ototo, ele também pode mudar só alguma parte do seu corpo. A única maneira de vencê-lo é atingi-lo no coração ou no cérebro, mas a situação se complica pois ele pode mudar esses órgãos de lugar. Assim como seu irmão, quando era jovem também vendeu sua alma para ficar sempre jovem. No Torneio das Trevas lutou contra Kuwabara e foi vencido. Na explosão do estádio conseguiu se salvar e foi resgatado por Sensui, aliando-se a ele. Toguro Ani tomou conta do corpo de Makihara. É vencido novamente, dessa vez por Kurama na caverna de Sensui,com um ataque de um vegetal que o aprisionou numa ilusão eterna, onde Toguro sonhará para sempre que estará golpeando Kurama, sem conseguir matá-lo. Kurama acrescentou que ele não merece nem o direito de morrer.



Shinobu Sensui
Shinobu Sensui
* Shinobu Sensui

Seu apelido no grupo é Dark Angel. É um ex-detetive sobrenatural que sempre teve um senso de justiça muito forte. Sensui tem 26 anos quando aparece na série e 7 personalidades diferentes e destintas, após ter sumido por 10 anos quando ainda era detetive sobrenatural. Um dia ele viu a fita que até então era segredo para os olhos humanos: "O Capítulo Negro", que mostra as maiores atrocidades cometidas pelos seres humanos. Depois de ver aquilo Sensui mudou completamente, roubando a fita do mundo Mundo Espiritual. Com a ajuda de Itsuki e de seus comparsas resolveu abrir o buraco que ligava o Mundo das Trevas com o Mundo dos Homens. Sensui tem várias personalidades que ele mostra na luta contra Yusuke. Seu poder é tão grande que ele estava na categoria S quando lutou com Yusuke. Durante a luta, Yusuke é possuído por Raizen e derrota Sensui. Porem, Itsuki leva o corpo de Sensui para uma outra dimensão, impedindo que sua alma siga para o Mundo Espiritual.

[editar] Mundos

Reunindo elementos do xintoísmo e budismo, a série apresenta vários mundos.

São eles:


  • Ningenkai
    Mundo Ningenkai
    Mundo Ningenkai
    É o Mundos dos homens, Terra. Onde moram Yusuke, Keiko, Kuwabara, etc.










É o Mundo Espiritual, lugar para onde as almas vão depois da morte. Segundo lendas do Japão, depois que uma pessoa morre, sua alma é guiada através do Sanzu no Kawa (Rio dos Mortos ou Arqueronte para os gregos), entrando então no Shinpan, os Portões do Julgamento. Lá o espírito é julgado pelo que fez em vida, e recebe a absolvição ou castigo. Muitos setores do Budismo ensinam que seres humanos são todos maus e precisam rezar para serem salvos do Inferno. Talvez por isso o Céu não é mencionado em Yu Yu Hakusho. Sr. Enma é o senhor supremo do Mundo Espiritual. Como ele está sempre fora a negócios, quem toma conta do lugar é seu filho, Koenma.






  • Makai
    Mundo Makai
    Mundo Makai
    É o Mundo das Trevas, nesse mundo vivem Youkais de muito poder. O Makai é dividido em países. Até 1.500 anos atrás, o Makai tinha ligação direta com o Mundo dos Homens. Devido ao grande número de perdas humanas dadas pelos youkais assassinos, foi criada uma barreira espiritual para impedir a ligação direta dos dois mundos. Essa barreira impede a passagem de youkais assassinos e de homens que tentem entrar no Makai. Mas alguns demônios insignificantes passaram por essa proteção, não dando muito trabalho por serem fracos. Para isso existem os Detetives Sobrenaturais que tem como função proteger a Terra dos monstros que conseguem passar. A única forma da barreira ser destruida é pela Espada Extra-dimensional. Até 1.500 anos atrás, antes da criação da barreira espiritual, não havia nenhuma forma de Governo no Makai, pois os youkais circulavam livremente. Após a criação da barreira, o Makai foi tomado por uma guerra que mobilizou todos os youkais. No fim, os youkais tiveram que se organizar em governos e/ou em tribos para definir quem governaria o Makai. No fim da batalha restaram apenas a tribo de Raizen, o reino de Gandara de Yomi e os guerreiros de Mukuro. Após anos de batalhas, os três youkais resolveram dividir o Makai entre eles, tornando-se assim os Três Poderes do Makai. Após a morte de Raizen, houve um torneio para definir quem governaria o Makai. O torneio foi vencido por um dos amigos de raizem ele nao era o mais forte mais devidos a grandes gastos de energia dos outros competidores ele venceu





  • Meikai
    Mundo Meikai
    Mundo Meikai
    O Meikai é o mundo que Yakumo governa. É para o Meikai que vão as almas dos que são julgados e condenados. É nesse mundo que o rei Enma tem que lutar para salvar seu filho. Este mundo fica acima do Makai, assim como o Reikai fica acima do Ningenkai.






[editar] Recepção

Até Junho de 2007, YuYu Hakusho vendeu mais de 45.000.000 de cópias no Japão. Em 1993, ficou em segundo lugar no prêmio Anime Grand Prix, sendo superado apenas por Sailor Moon. Nos dois anos seguintes, foi escolhido o melhor anime no mesmo prêmio. Ainda em 1994, venceu o Shogakukan Manga Award na categoria shōnen Além disso, a revista declarou que o número de série 53 no seu top 100 anúncio anime em 2001. Em uma pesquisa conduzida na Internet em 2006 no Japão pela rede de TV Asahi, Yu Yu Hakusho foi votado como o anime 15 melhores de todos os tempos. Brutus revista japonês é votado o melhor anime 6 de todos os tempos. Durante a sua estreia Toonami na América do Norte em maio de 2003, Yu Yu Hakusho colocados em 7 fora do top 111 Nielsen Ratings Cartoon Network transmissões, com o maior sendo # 30 a 13 de Maio em uma quota de 2%. Atari declarou em dezembro de 2003 que o anime foi um dos principais programas de televisão avaliado na América do Norte para o sexo masculino idade 9-14.Foi adicionalmente observou que os relatórios de avaliações de Nielsen mostrou que Yu Yu Hakusho amarrado com Dragon Ball GT como o top-rated programa Cartoon Network demográfico para o mesmo durante a semana de 28 de setembro de 2004. Foi o segundo mais alto-rated show idades entre 12-17 na mesma semana.Em março de 2009, a série foi votado pelos usuários do IGN como a melhor série de 10 animados de todos os tempos.

[editar] Músicas

Tema de Abertura

Hohoemi no Bakudan, interpretada por Matsuko Mawatari.

Temas de Encerramento

  • 1 - Homework ga Owaranai, interpretada por Matsuko Mawatari (episódios 1 a 29).
  • 2 - Sayonara Bye Bye, interpretada por Matsuko Mawatari (episódios 30 a 59).
  • 3 - Unbalance na Kiss Wo Shite, interpretado por Hiro Takahashi, já falecido (episódios 60 a 83).
  • 4 - Taiyou ga Mata Kagayaku Toki, interpretado por Hiro Takahashi, já falecido (episódios 84 a 102).
  • 5 - Daydream Generation, interpretada por Matsuko Mawatari (episódios 103 a 111).


[editar] Predefinição:Ligações Externas


[editar] Predefinição:Vídeos

Ferramentas pessoais