Enka

De Nikkeypedia

Em Hokkaido, estátua em homenagem a Takashi Hosokawa, cantor de Enka.
Em Hokkaido, estátua em homenagem a Takashi Hosokawa, cantor de Enka.
Misora Hibari, maior expressão feminina do Enka.
Misora Hibari, maior expressão feminina do Enka.

Enka| 演歌 | é um estilo de música japonesa que é uma mistura de sons tradicionais japoneses com melodias ocidentais, principalmente de influência americana. Porém foi criada entre a Era Meiji e Era Taisho, como uma forma de música de protesto.

O termo Enka (演 = actuar / 歌= canção) se formou originalmente na era Meiji, e começou como uma forma de expressão de desacordo político -discursos em forma de música para fazê-los mais atraentes- porém sua forma mudou rapidamente. Foi o primeiro estilo à sintetizar as melodias japonesas com as harmonias ocidentais para criar um novo estilo musical.

Conteúdo

[editar] O Que é o Enka

O gênero musical conhecido como Enka, apareceu como o conhecemos no início do século XX, na era considerada por muitos o auge da música japonesa contemporânea (visto que suas raízes provavelmente podem ser remontadas atrás da Coréia e outras partes asiáticos, onde gêneros similares todavía existem até os dias de hoje por conta própria).

Sem confundir-se com a música folclórica tradicional japonesa, que remonta desde muito antes, o Enka é basicamente canção de balada, que combina a música moderna ocidental com um sabor claramente japonês. O Enka se originou na Era Meiji japonesa durante o início do século XIX como uma forma de ativismo político. Em 1874, o primeiro partido político do Japão foi formado, mas para os líderes deste partido não era permitido falar em público, então eles começaram a escrever canções e mandavam cantores sairem pelas ruas espalhando suas mensagens.

O Enka já não é mais usado como instrumento para o ativismo político, mas esta etapa se crê que foi o começo da sua forma lírica. Os caracteres que formam a palabra "Enka" (演歌) literalmente significam "canção interpretada". O Estilo lírico do gênero crê-se que desarrola desde o Waka, uma forma tradicional de poesía japonesa e canção tradicional. O Enka tem os mesmos rasgos poéticos que este outro género.

No Japão, o Enka se tornou realmente um estilo musical de sucesso, nos anos de 1950 com o cantor Hachiro Kasuga. O Enka pode ser denominado como música popular japonesa, que pode estar presente em músicas de séries de TV, de filmes, de novelas japonesas, etc.

Até os anos de 1990, tinha grande participação no programa anual de final de ano Kouhaku Utagassen, em que os times branco(masculino) e vermelho(feminino) disputam para saber qual será o time vencedor do ano.

Suas letras contém palavras de melancolia, tendo como palavras principais: lágrimas, saquê(aguardente de arroz), lembranças, separação,etc...

[editar] Instrumentos

Os intrumentos mais comuns usados dentro do Enka são uma combinação entre instrumentos ocidentais com tradicionais japoneses. O Violão e instrumentos orquestrais em geral são o acompanhamento principal, visto de instrumentos tradicionais japoneses como o shamisen, koto, e tambores de taiko são usados mas de forma mais moderada, aparecendo em momentos chave para proporcionar um toque típico

O Enka se divide em dois grandes sub-grupos: Yonanuki maior e o Yonanuki menor. O Yonanuki maior são as canções destinadas para os homems, com canções geralmente calidaz e tranquilizantes. O Yonanuki menor na diferentemente tende a ser mais emocional, dirigindo-se de maneira recorrente ao desespero, e é usado mais em canções para mulheres.

[editar] Cantores Enka

lista com alguns dos cantores do gênero Enka

Akira Kobayashi.
Akira Kobayashi.
Ayako Fuji.
Ayako Fuji.
Etsuko Shimazu.
Etsuko Shimazu.
Frank Nagai.
Frank Nagai.
Fuyumi Sakamoto [1]
Fuyumi Sakamoto [1]
Goro Kagami.
Goro Kagami.
Hachiro Izawa.
Hachiro Izawa.
Itsuke Hiroshi [2]
Itsuke Hiroshi [2]
Ichiro Toba.
Ichiro Toba.
Kazuo Funaki.
Kazuo Funaki.
Kenji Niinuma.
Kenji Niinuma.
Kiyoshi Hikawa [3]
Kiyoshi Hikawa [3]
Kiyoshi Maekawa.
Kiyoshi Maekawa.
Kotaro Satomi.
Kotaro Satomi.
Machiko Kitano.
Machiko Kitano.
Masako Mori.
Masako Mori.
Rimi Natsukawa  [4]
Rimi Natsukawa [4]
Saburo Kitajima  [5]
Saburo Kitajima [5]
Sachiko Kobayashi [6]
Sachiko Kobayashi [6]
Sayuri Ishikawa  [7]
Sayuri Ishikawa [7]
Shinichi Mori [8]
Shinichi Mori [8]
Shinji Tanimura  [9]
Shinji Tanimura [9]
Yoshi Ikuzo.
Yoshi Ikuzo.
Yuri Harada [11]
Yuri Harada [11]
Yuuko Oka.
Yuuko Oka.

[editar] Predefinição:Vídeos

[editar] Ligações Externas

Ferramentas pessoais