Kibi Makibi


Kibi nenhum Makibi (吉備真備 695–775) era a Japonês scholar e nobre durante Período de Nara. Sabido também como Kibi Daijin. Carregado dentro Província de Bitchu (present-day Kurashiki, Prefecture de Okayama) como Shimotsumichi Asomi, veio de uma linha de elites locais. Kibi era o nome da cidade ou da área que veio de.
Em 716, viajou a China ao estudo, e é suposto para ter trazido para trás um número de coisas, introduzindo a Japão para a primeira vez o jogo de vá, a arte do embroidery, e biwa (um tipo de lute). Tornou-se famoso para estas viagens em China com Abe nenhum Nakamaro e o monk Genbō.

Em 737, recebeu o promotion ao quinto Rank júnior. Em 751, no quarto Rank sênior (classe superior), recebeu uma nomeação como o vice-embaixador ao Dynasty de T'ang e viajado a China o seguinte ano, retornando a Japão em 753.
Após ter gastado certos anos dentro Kyūshū como o administrador assistente de Dazaifu (o borne governamental principal nesse console), retornou a Nara para a nomeação em 764 à liderança do projeto a construir Tōdai-ji. O Promotion ao terceiro Rank júnior seguiu, as well as a nomeação para dirigir um exército para colocar perto o uprising Fujiwara nenhum Nakamaro. Alcançando o segundo Rank em 765, fêz exame dos escritórios de Conselheiro principal, então Ministro da direita. Em 770, suportou um candidato perdedor para o throne e submeteu sua renúncia do escritório, mas a corte aceitou somente sua renúncia do escritório militar, e reteve-o como o ministro da direita. Renunciou finalmente em 771, devotando-se himself ao estudo de Confucian princípios e suas aplicações na administração japonesa. Kibi morreu em 775.
Kibi tem sido creditado às vezes com inventar katakana syllabary e sistema fonéticos da escrita.