Missoshiro

De Nikkeypedia

Missoshiro com tofu.
Missoshiro com tofu.

Missoshiro (em japonês: 味噌汁|, transl. missoshiru) ou sopa de missô é um prato da culinária japonesa, consumido costumeiramente com frequência pelos japoneses. Normalmente é preparado com soja, hondashi, tofu, cebolinha; algumas vezes acrescenta-se outros legumes. O missoshiro é servido antes do prato principal e deve ser consumido quente.

A palavra missoshiru tem como significado caldo de soja fermentada, formada por duas palavras onde misso significa "soja fermentada" e shiru, "caldo".



Conteúdo

[editar] Ingredientes e preparação

O misoshiru é composto por dois ingredientes principais: o dashi (caldo de pescado) que é a base da sopa e o missô (pasta feita a partir de soja) que é disolvido no dashi.

Shiro Missô.
Shiro Missô.
Aka Missô.
Aka Missô.

Pode-se usar vários tipos distintos de missô, o shiromiso (suave e com pouco sal), o akamiso (forte e salgado).

Algumas pessoas também acrescentam o tofu a sopa em forma de cubos mas não é um dos ingredientes fundamentais. O restante dos ingredientes ficam à gosto do cozinheiro, e pode ser qualquer tipo de verdura como repolho, cebola, cebolinha, nabo e cenoura ou outras coisas como galinha, cogumelos ou algas.

[editar] Costumes

Esta sopa é um prato básico da culinária do Japão que se serve tanto no café da manhã, almoço e jantar, mas sempre acompanhado por outros pratos como arroz já que na cultura culinária japonesa se come em cada refeição pratos de menor tamanho que no ocidente buscando abranger um maior número de ingredientes possíveis.

[editar] Variedades

Existem numerosas variedades dependendo das regiões do Japão que possuem seus próprios ingredientes e tipos de miso. Sendo este um prato tradicional muito antigo, começou a consumir-se popularmente a partir da Período Muromachi (1392-1573).


[editar] Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais