Nagoya

De Nikkeypedia

Imagem:Nagoya uitzicht.jpg
Vista aérea de Nagoya

A cidade de Nagoya (名古屋市) é a capital da província de Aichi, a quarta cidade mais populosa do Japão, com 2 198 633 habitantes em 2004. Situada entre Tóquio e Quioto, é o centro econômico da região central do Japão juntamente com a cidade de Toyota. Tem um porto marítimo.

Conteúdo

[editar] História

Recebeu o estatuto de cidade a 1 de Outubro de 1889, e foi designada a 1 de Setembro de 1956 por mandato governamental.

[editar] Pontos Turísticos

Entre os pontos turísticos mais procurados de Nagoya está o Castelo de Nagoya (fortaleza shogun) (名古屋城, Nagoya-jō) e o Santuário xintoísta de Atsuta (熱田神宮, Atsuta Jingū).

O Castelo (Nagoya jō) foi construído em 1612. E durante a Segunda Guerra ele foi totalmente destruido somente restando a sua base de pedra, entretanto o monumento foi reconstruído segundo os planos originais, em 1959. Nagoya-jō é também famoso pelos seus dois opulentos Kin no Shachi (金の鯱, Caçadores de baleias dourados) no telhado, que são frequentemente utilizados como símbolo da cidade..

Atsuta jingū é considerado o segundo santuário japonês mais venerado. Possui vários tesouros nacionais japoneses, dos quais o mais importante é, sem dúvida, uma espada sagrada chamada 'kusanagi no mitsurugi' (草薙神剣 ou “a espada sagrada de Kusanagi) – uma das três insígnias imperiais do Japão. Durante o ano decorrem cerca de 70 festividades diferentes, atraindo muitos visitantes ao santuário. Os outros tesouros nacionais aí guardados ascendem a mais de 4 400, representando dois milénios de história.

Hoje, um dos pontos turísticos de Nagoya é o PokéPark, um parque de diversões totalmente tematizado com a série Pokémon.

[editar] Bairros

Nagoya tem 16 bairros (ku):

[editar] Demografia

Em 2003, a cidade tinha uma população estimada em 2 190 549 habitantes e uma densidade populacional de 6,710,21 h/km². Tem uma área total de 326,45 km².

[editar] Economia

A actividade industrial principal de Nagoya é a produção de automóveis. Toyota tem a sua sede na cidade vizinha de Toyota. A empresa têxtil japonesa de Marukawa tem a sua sede em Nagoya. Outras empresas na área aerospacial e de electrónica (relógios, por exemplo) estão aqui sediadas.

Nagoya é também conhecida como o local de origem da máquina de jogo conhecida como pachinko.

[editar] Transportes

Nagoya é servida pelo Aeroporto Internacional de Chubu (Centrair, NGO) na cidade de Tokoname e pelo Aeroporto de Nagoya (Komaki International Airport) localizado nas cidades de Komaki e Kasugai. A 17 de Fevereiro de 2005, todos os voos comerciais do Aeroporto de Nagoya foram mudados para Chubu, ficando o primeiro como infra-estrutura de aviação geral.

A Estação de Nagoya, a maior do mundo em relação à área de superfície, situa-se nas linhas de Tokaido Shinkansen, Tokaido, e Chuo. Os Caminhos de ferro de Nagoya e os Caminhos de ferro eléctricos japoneses de Kinki servem de comunicação para vários pontos da região de Tokai e Kansai.

[editar] Predefinição:Links externos

Predefinição:Aichi Predefinição:Japãoar:ناغويا bg:Нагоя bs:Nagoya ca:Nagoya cs:Nagoja de:Nagoya en:Nagoya eo:Nagoja Urbo es:Nagoya (Aichi) et:Nagoya fa:ناگویا fi:Nagoya fr:Nagoya gl:Nagoia - 名古屋市 hr:Nagoja id:Nagoya it:Nagoya ja:名古屋市 ko:나고야 시 la:Nagoia lt:Nagoja nl:Nagoya no:Nagoya pl:Nagoja ro:Nagoya ru:Нагоя, Айти sk:Nagoja sv:Nagoya th:นะโงะยะ tr:Nagoya vi:Nagoya zh:名古屋市

Ferramentas pessoais