ShyuDaiko

De Nikkeypedia

A palavra Taiko (太鼓) significa “tambor” em Japonês, é uma arte milenar japonesa que traz as tocadores valores como respeito, disciplina e caráter.

Durante o ano de 2008 comemorou-se o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil com intercambio cultural através da vinda do Grupo Araumaza de danças folclóricas e com apresentações em varias cidades do Brasil, onde uma delas foi Joinville atingindo um público de 4000 pessoas numa segunda feira chuvosa no Centro Eventos Call Hansen. Paralelamente conseguiu-se através de programa de governo do Japão doação para aquisição de tambores japoneses, flautas e sinos para formação de grupos em Santa Catarina. Com ensinamentos do mestre Japonês Prof. Takuma Sawasaki, e Prof.ª Yuzumi Taniguchi, providos da colônia Yguazu Paraguai, um grupo nasce onde posteriormente seria chamado de ShyuDaiko 集太鼓.

No ano de 2009 a FANSC - (Federação das Associações Nikkeys de Santa Catarina) se inscreve no projeto Ponto de Cultura, iniciando suas atividades em 2010 para difundir através do taiko uma cultura milenar muito rica presente em nosso país. O ponto de cultura já atendeu e continua atendendo mais de 600 crianças por ano por todo o estado, entre as cidades de Caçador, Florianópolis, Frei Rogério, Curitibanos, São Joaquim e Joinville. Hoje o grupo ShyuDaiko conta com mais de 30 membros e tem como objetivo transmitir para o publico muitos sentimentos como, alegria, vigor e felicidade atravéz de temas que contam a história de muitas gerações de um país chamado Japão.



ShyuDaiko

Grupo Folclórico Japonês

Ponto de Cultura - Difusão dos Tambores Japoneses (Taiko) em Santa Catarina

ACBJJ - Aliança Cultural Brasil Japão Joinville

FANSC - Federação das Associações Nikkeys de Santa Catarina.

Facebook

Youtube

Blog Ponto de Cultura

Ferramentas pessoais