Yukio Hatoyama

De Nikkeypedia

Primeiro ministro do  Japão
Primeiro ministro do Japão


Yukio Hatoyama|鳩山由紀夫, Hatoyama Yukio (Tóquio, 11 de fevereiro de 1947) é um engenheiro e político japonês. É o líder do Partido Democrático do Japão (PDJ) e atual primeiro-ministro do Japão .

Conteúdo

[editar] Carreira

Graduado em engenharia pela prestigiosa Universidade de Tóquio (Todai), também estudou na Universidade de Stanford nos Estados Unidos antes de se tornar professor de economia na Universidade Senshu Tóquio.

Hatoyama começou sua carreira política ao ser eleito em 1986 em um distrito do norte da Ilha de Hokkaido, onde sua família tem propriedades. Mas ele nega ser "um político hereditário", como ocorre muitas vezes no Japão, onde cargos são ocupados pela mesma família de geração em geração em verdadeiros feudos eleitorais.

Posteriormente, foi reeleito seis vezes para a Casa dos Representantes do Japão.

Além disso, Hatoyama pode ainda contar com o valoroso auxílio financeiro da família, já que seu avô foi fundador da fabricante de pneus Bridgestone.

Apesar de sua adesão à elite, o líder prometeu lutar pelas pessoas comuns, alegando que pretende "construir uma sociedade fraterna e prosseguir sua política baseada no amor".

Yukio Hatoyama (segundo da esquerda), então líder da oposição no Parlamento, em encontro com Vladimir Putin.
Yukio Hatoyama (segundo da esquerda), então líder da oposição no Parlamento, em encontro com Vladimir Putin.

Hatoyama afirma ainda que pretende quebrar o monopólio dos burocratas na administração e política do Japão, para reduzir o desperdício de dinheiro público e redistribuir rendimento para as zonas rurais e beneficiar os pobres.

[editar] Vida pessoal

Primeira dama do Japão
Primeira dama do Japão

Apaixonado por música clássica e por futebol, o político é casado com uma ex-atriz, Miyuki, e tem um filho, que é professor de engenharia em uma Universidade de Moscou.

O humor parece ser uma das suas qualidades, como evidenciado por sua reação após ser apelidado de "ET", pelo formato peculiar do rosto. Longe de se ofender, ele encarregou o PDJ, em 2001, de vender adesivos com a sua caricatura como alienígena.

Predefinição:Ref-section

[editar] Predefinição:Vídeos

[editar] Ligações externas

Ferramentas pessoais