Período Nara

De
Revisão de 14h01min de 8 de abril de 2008 por Suely (discussão | contribs)
Série de artigos sobre
História do Japão
Predefinição:Editar

O período Nara (japonês: 奈良時代, Nara-jidai) é um período da história do Japão, que se estende de 710 a 794 d.C..

História

No início do século VIII, a capital do Japão foi transferida para a cidade de Nara. Até então a capital (ou sede do trono) se deslocava com freqüência na região, girando em torno das cidades de Nara, Kyoto e Osaka.

Durante esse período, a unidade nacional se fortaleceu, assim como o poder da corte imperial, que iniciou uma tendência pelo domínio privado da terra. Houve também a formação de santuários xintoistas e templos budistas. O culto budista teve um crescimento considerável, provocando um aumento do poder dos monges que, muitas vezes, chegaram a interferir na política.

A civilização japonesa avançou muito com a adoção da cultura chinesa e também com o desenvolvimento de padrões japoneses próprios na arte e criação literária. Entretanto, esse nível de cultura elevada era limitada a capital Nara, dominada pela nobreza.

Os mais antigos documentos existentes sobre mitologias e lendas do período pré-histórico do Japão foram publicados neste período, como o Kojiki (em 712) e o Nihonshoki (em 720). Em 760 ocorreu a publicação de Man'yōshū, antologia poética.

Este período também se destacou pela invenção dos silábicos japoneses Katakana e Hiragana, em meados de 750.


Predefinição:Ligações externas



Veja também


ja:奈良時代