Naruto

Naruto (em japonês: ナルト, Naruto) é uma série de mangá criada por Masashi Kishimoto e serializada na revista semanal Shonen Jump desde 1999. Recebeu uma adaptação para desenho animado em 2002 produzida pelo Studio Pierrot e exibida pela TV Tokyo, seguida de Naruto: Shippuuden (Crônicas de um Furacão) em fevereiro de 2007, correspondente à segunda parte do mangá.
No Brasil, a série começou a ser exibida em 1 de janeiro de 2007 no canal pago Cartoon Network, em uma edição feita pela licenciadora norte-americana VIZ Media. Na TV aberta, a série passou a ser exibida pelo SBT em 2 de julho de 2007. O mangá é publicado pela Panini Comics

Em Portugal, a série estreou em 16 de julho de 2008, no canal fechado Sic Radical, na versão original com muitas legendas. A SIC Generalista exibe desde 30 de agosto a versão da norte-americana, porém, com dublagem portuguesa.
Medias
Mangá
Naruto foi lançado na revista da Shueisha Weekly Shonen Jump em 1999.<ref>Predefinição:Citar web</ref> Os primeiros 238 capítulos são conhecidos como "Parte 1", e constituem a primeira parte da história de Naruto. Os capítulos 239 a 244 são uma série gaiden focalizando o histórico do personagem Hatake Kakashi. Todos os capítulos subsequentes pertencem a "Parte 2", que continua a história, se passando três anos depois.
A adaptação para inglês do mangá Naruto é licenciado pela Viz e publicado na versão da Viz da revista Shonen Jump. Para compensar a diferença de lançamento entre as versões em japonês e inglês, a Viz anunciou a campanha "Naruto Nation", onde seriam lançados três volumes por mês nos últimos quatro meses de 2007."NarutoNation" Predefinição:Citar web
Cammie Allen, gerente de produtos da Viz, comentou que "Nosso maior motivo [para acelerar o calendário] é alcançar o calendário de lançamentos do Japão para dar aos nossos leitores uma experiência similar aos dos leitores do Japão"..<ref name="NarutoNation"/> Uma campanha similar está planejada para 2009, com onze volumes da Parte 2 sendo lançados entre Fevereiro e Abril. Começando com o lançamento do volume 45 em Julho, a Viz vai começar a lançar Naruto quinzenalmente<ref name="Campaign2">Predefinição:Citar web</ref>
Até Maio de 2008, 42 tankōbon foram lançados pela Shueisha no Japão, sendo os primeiros 27 pertencendo a "Parte 1", e os outros quinze a "Parte 2". O primeiro tankōbon foi lançado em 3 de Março de 2000<ref name="NarutoJPNVolume1">Predefinição:Citar web</ref> e o tankōbon 44 lançado em 4 de Novembro de 2008.<ref name="NarutoJPNVolume44">Predefinição:Citar web</ref> Além disso, quatro tankōbon, cada um contendo um animangá baseado em um dos quatro primeiros filmes de Naruto foram lançados pela Shueisha.<ref name="JPNMovie4Volume">Predefinição:Citar web</ref><ref name="JPNMovie4Volume"/><ref name="JPNMovie2Volume">Predefinição:Citar web</ref><ref name="JPNMovie3Volume">Predefinição:Citar web</ref>
Viz já lançou 30 volumes da adaptação em inglês do mangá.<ref>Predefinição:Citar web</ref> Além disso, Viz Media lançou todos os vinte e sete volumes em um "box", assim constituindo toda a "Parte 1" da história de Naruto em 13 de Novembro de 2007.<ref name="VolumeSetAmazon">Predefinição:Citar web</ref>
Anime
Em Naruto há duas sagas: a comum, já completada, com 220 episódios e 9 temporadas e a Shippuuden, com 141 episódios atualmente (ainda em processo).
- "Naruto"
Dirigido por Hayate Date e produzido por Studio Pierrot e TV Tokyo, a adaptação para anime de Naruto estreou no Japão na TV Tokyo em 3 de Outubro de 2002 e teve 220 episódios, até a sua conclusão em 8 de Fevereiro de 2007.
Os 135 primeiros episódios foram adaptados dos primeiros 27 volumes do mangá, enquanto os 80 episódios restantes são episódios fillers que utilizam elementos da história que não são vistos no mangá original.
No Brasil, a série começou a ser exibida em 1 de Janeiro de 2007 no canal pago Cartoon Network, em uma edição feita pela licenciadora norte-americana VIZ Media. Na TV aberta, a série passou a ser exibida pelo SBT - em uma terceira edição - em 3 de Julho de 2007. Os DVDs são lançados pela PlayArte com ambas versões - original sem cortes com legendas, e dubladas em um mesmo disco.
O mangá é publicado pela Panini Comics
Em Portugal, a série estreou-se a 16 de Julho de 2008, no canal fechado Sic Radical, na versão original com legendas. A SIC Generalista exibe desde 30 de agosto a versão da norte-americana, porém, com dublagem portuguesa.
Viz licenciou a exibição e a distribuição do anime no mercado da Região 1. A exibição em inglês do anime começou a ser exibida em 10 de Setembro de 2005.Predefinição:Citar web Os episódios foram transmitidos no canal Toonami do Cartoon Network, Bionix da YTV e Jetix.
Na exibição americana, referências ao álcool, cultura japonesa, conteúdo sexual, e até sangue e mortes foram as vezes editados, mas foram deixados intactos nas edições de DVD.<ref>Predefinição:Citar web</ref> Outras redes de TV fizeram mais edições além das feitas pelo Cartoon Network, como a edição de Jetix com mais censura a sangue, linguagem, fumo e similares.<ref name="Fim dos Fillers">Predefinição:Citar web</ref>
A série foi também licenciada pelos sites Hulu e Joost para transmiti-las online em japonês com legendas em inglês.<ref>Predefinição:Citar web</ref><ref>Predefinição:Citar web</ref>
- "Naruto: Shippuuden"
Predefinição:Nihongo é o anime atualmente em exibição, sequência do anime original Naruto, e cobre o mangá Naruto a partir do volume 28.
O anime fez sua estréia no Japão em 15 de Fevereiro de 2007 na TV Tokyo, e nas Filipinas em 28 de Janeiro de 2008 na ABS-CBN. A ABS-CBN foi a primeira rede de TV internacional fora do Japão a transmitir Naruto: Shippūden. ABS-CBN inicialmente transmitiu os primeiros 40 episódios do anime, já que a série ainda está em exibição no Japão.
Desde 8 de Janeiro de 2005 a TV Tokyo começou a transmitir novos episódios via internet diretamente para assinantes. Os vídeos via internet estarão disponíveis dentro de uma hora após a exibição na televisão, e incluem legendas em inglês.<ref>Predefinição:Citar web</ref> Viz também vai começar a passar os episódios via internet com legendas em inglês a partir de 15 de Janeiro de 2009 no seu site oficial da série. Dentre os episódios transmitidos estarão os episódios antigos e também os episódios que estão sendo exibidos no Japão.<ref>Predefinição:Citar web</ref>
OVAs
- OVA 1: Atrás do Trevo de Quatro Folhas Vermelho: mostra quando Konohamaru pede para que Naruto ache um trevo de quatro folhas vermelho para dar de presente para sua amada.
- OVA 2: Batalha na Cachoeira Escondida. Eu sou o Herói!:<ref name="NarutoOVA2DVD">Predefinição:Citar web</ref> mostra a missão do time 7 escoltando o líder da Vila Oculta da Cachoeira de volta à vila. Já nas proximidades do vilarejo eles são atacados por ninjas renegados da Vila Oculta da Cachoeira e da Chuva entre outros.
- OVA 3: Batalhem Finalmente!! Jounin contra Genin!! Sem discriminação, Grande Abertura da Exibição de Lutas!! Saiu no Naruto Ultimate Ninja 3, jogo para Playstation 2. Mostra os genins do mundo de Naruto tentando manter seus cristais enquanto lutam contra os jounins.
- OVA 4: A Grande Gincana da Vila da Folha (Especial)!! Um Especial antes do Filme de Naruto, exibido no Japão.
- OVA Especial: The Cross Road Um OVA computadorizado, mostra uma missão de Kakashi Hatake, Naruto Uzumaki, Sasuke Uchiha e Sakura Haruno.Não se sabe Muito deste OVA, mas durante o mesmo, Sakura Haruno é capiturada por Ninjas com vestimentas que representam animais aquaticos como tubarões,e que usam Jutsus Suiton. Naruto e Sasuke têm uma grande luta com o lider deles, que depois é revelado sendo um dos subordinados de Orochimaru, sendo que o mesmo incorpora-se no corpo dele e explode depois de ter uma conversa com Sasuke. No final é mostrado Orochimaru falando com Kabuto, e a Equipe Kakashi chegando a Konoha.No Final é revelado na verdade que Sasuke, ja no Shippuuden, depois de ter matado Itachi Uchiha e ter descoberto a verdade sobre Clã Uchiha através de Madara Uchiha, estava lembrando desta missão.
Romance
Dois romances, escritas por Masatoshi Kusakabe foram publicadas no Japão pela Shueisha e em inglês na América do Norte pela Viz.
A primeira, Naruto: Innocent Heart, Demonic Blood, é baseada no primeiro arco da série e lançada em 16 de Dezembro de 2002 no Japão e 21 de Novembro de 2006 na América do Norte.<ref>Predefinição:Citar web</ref><ref>Predefinição:Citar web</ref>
A segunda novel Naruto: Mission: Protect the Waterfall Village! é baseada no segundo OVA do anime, e foi publicada no Japão em 15 de Dezembro de 2003 e nos Estados Unidos em 16 de Outubro de 2007.<ref>Predefinição:Citar web</ref><ref>Predefinição:Citar web</ref>
Jogos
Games eletrônicos
Devido ao grande sucesso do Anime/Mangá Naruto, foram criados diversos tipos de jogos para as mais diversas plataformas, como:
- GameCube
- Game Boy Advance
- Nintendo DS
- PlayStation
- PlayStation 2
- PlayStation Portable
- Nintendo Wii
- WonderSwan Color
- Xbox 360
- PlayStation 3
- Computador
Jogo de cartas colecionáveis
Anexo:Lista de cartas colecionaveis de Naruto}} Publicado pela Bandai, o Naruto Collectible Card Game é um jogo de cartas colecionáveis baseado na série. O jogo foi lançado em 2006.
Artbooks e Guidebooks
Foram lançados vários suplementos para a série Naruto.
Um artbook chamado Art of Naruto: Uzumaki contém ilustrações da Parte 1 do mangá e foi lançado no Japão e nos Estados Unidos..<ref>Predefinição:Citar web</ref> Para a Parte 2 do mangá foi lançado o artbook PAINT JUMP: Art of Naruto pela Shueisha no dia 4 de Abril de 2008<ref>Predefinição:Citar web</ref>
Uma série de Guidebooks foram lançadas. Para a Parte 1 foram lançados no Japão os DataBooks Predefinição:Nihongo<ref>Predefinição:Citar web</ref> e Predefinição:Nihongo.<ref>Predefinição:Citar web</ref> Esses livros contém os perfis dos personagens e guia de Jutsu. Para a Parte 2 da série foi lançado o Terceiro DataBook.
Para o anime, uma série de Guidebooks chamada Naruto anime profiles foi lançada. Esses livros contém informações sobre a produção dos episódios do anime e explicações para o design dos personagens.<ref>Predefinição:Citar web</ref>
Predefinição:Veja mais
Predefinição:Ligações externas
Predefinição:Vídeo