Iaijutsu

De Nikkeypedia

Iaidô (居合道) é a arte marcial japonesa do desembainhar da espada. Também chamado Iaijutsu (居合術), Battôjutsu (抜刀術), Saya-no-uchi 鞘ノ内, Nuki 抜き・居合 e Yore 乱曲. Consiste em conjuntos de Katas, técnicas ou movimentos que permitem ao praticante reagir de forma apropriada a determinadas situações.

Conteúdo

[editar] Breve Histórico

[editar] As Origens do Iaidô

A tradição e história do iaidô remontam cerca de 500 anos. O iaidô, como é conhecido atualmente, começou, provavelmente, com Iizasa Choisai, o fundador do estilo Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu.

Ao longo da história diferentes expressões foram utilizadas para se referir às técnicas do saque da espada durante o combate. Durante o Período Muromachi (1392-1572) era chamado de battojutsu. No período Edo ficou conhecido como Iaijutsu.

É reputado a Hayashizaki Jinsuke Shigenobu (1542-1621), como em toda Arte Marcial, ter recebido inspiração divina para o desenvolvimento de sua técnica, assim como Iizasa Choisai. Inspiração essa que o levou a desenvolver um conjunto de técnicas que denominou Muso Shinden Jushin Ryu Batto Jutsu. Aqui, a palavra Batto significa simplesmente desembainhar a espada.

[editar] A origem do termo Iaidô

A criação do termo Iaidô é atribuída à Nakayama Hakudo (1869-1952), o fundador do estilo Musō Shinden Ryū.

Atualmente o termo iaidô é amplamente usado para referenciar a prática do Iai tanto nos Koryu quanto nos sistemos modernos, como Seitei Iai (制定居合) e Toho Iai.

[editar] Breve histórico do Iaidô no Brasil

O início da prática do iaidô, no Brasil é incerta. Porém, um ‘marco’ do início da era moderna do Iaidô no Brasil foi a chegada de dois senseis do Japão no Brasil. Primeiramente Asahi Sensei, em meados da década de 1970, e posteriormente Nakakura Sensei.

O Seitei Iaidô é praticado no Brasil a partir da década de 1980. A partir do final da década de 1990, a Confederação Brasileira de Kendô (CBK) passa a receber senseis japoneses no Brasil.

Após o ano 2003 a prática do Iaidô cresce muito e passam a CBK passa a realizar anualmente seminários e ao menos um exame de Seitei Iaidô.

[editar] Seitei Iaidô

Instituído no ano de 1968 pela Federação Japonesa de Kendô (AJKF), com demonstração pública no Kyoto Taikai, e atualmente regulamentado em âmbito internacional pela FIK, o Seitei Iai é um conjunto de Katas estabelecido para a prática do Iai.

Em sua origem era composto por sete Katas, posteriormente foram adicionados mais três Katas em 1980, e mais recentemente foram acrescentados mais dois Katas (em 2000). Os estilos Musō Jikiden Eishin Ryū (無双直伝英信流), Musō Shinden Ryū (夢想神伝流) e Hōki Ryū (伯耆流) foram os que mais influenciaram o Seitei Iaidô.

[editar] Toho Iaidô

A Federação Japonesa de Iai (ZNIR, Zen Nihon Iaido Renmei) possui um conjunto padronizado de cinco katas denominado Toho Iaidô. É, em essência, o equivalente desta federação ao Seitei Iaidô da FIK.

[editar] Iaidô Koryu

Refere-se aos estilos estabelecidos antes de 1868, o ano da Restauração Meiji e que possuem técnicas de Iai em seu currículo.

Os dois estilos mais difundidos na atualidade são: Musô Jikiden Eishin Ryu 無双直伝英信流, Musô Shinden Ryu 夢想神伝流.

[editar] Organizações

Por ser iaidô um termo amplo que abrange uma ampla gama de práticas, estilos e associações, existem difersas organizações que congregam os praticantes.

[editar] Seitei Iaidô

As atividades do Seitei iaidô são mundialmente regidas e regulamentadas pela Federação Internacional de Kendô(FIK), fundada em 1970 e sediada no Japão. Até 2008 haviam filiados na FIK 47 entidades representantes de países. No Brasil o representante da FIK é a Confederação Brasileira de Kendô (CBK), reconhecida também pelo Ministério dos Esportes como entidade reguladora da prática do iaidô, kendô e jodô.

[editar] Toho Iaidô

O Toho Iaidô é organizado pela Federação Japonesa de Iaidô (ZNIR, Zen Nihon Iaidō Renmei, fundada em 1948).

[editar] Iaidô Koryu

Cada estilo possui sua própria organização. No Japão existe a Nihon Kobudô Kyokai, que congraga os praticantes dos etilos clássicos não só de iaidô, mas do kobudô em geral. A Nihon Kobudô Kyokai tem também o objetivo de validar os dados históricos dos estilos, certificando ou não a linhagem das escolas em questão.

Dentro dos Dojos filiados à CBK é amplamente estimulado o estudo de Iaidô Koryu, havendo a prática de estilos variados, considerando inclusive a obrigatoriedade da demonstração de ao menos 2 Katas de koryu nos exames de graduação.

No Brasil existem diversos membros da Nihon Kobudo Kyokai associados à Confederação Brasileira de Kobudô. São membros do estilo Suio Ryu.

Na Confederação Brasileira de Kobudo (CBKob), são ensinados estilos tradicionais (principalmente Suio Ryu, Muso Shinden Ryu, Tenshin Katori Shinto Ryu e Sekiguchi Ryu).

Estilos tradicionais também são ensinados na Sociedade Brasileira de Bugei (SBB) e no Aizen Dojo.

Ainda são praticados estilos como Shinto Ryu ensinado no Dojo Shokakukan e o Kaze No Ryu ensinado na SBB.

Na América do Sul há grupos conhecidos na Argentina, Brasil e Chile. Entre os estilos praticados se destacam Seitei Iai, Suio Ryu, Sekiguchi Ryu, Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu, Muso Shinden Ryu e Muso Jikiden Eishin Ryu.

[editar] A prática do Iaidô

A prática do iaidô se reveste de grande profundidade pois o Iai tem como objetivo o autodomínio do praticante e a derrota do adversário sem a necessidade de desembainhar a katana. Em outras palavras, a conquista psicológica do adversário sem que haja necessidade do uso da espada.

A prática é feita visualizando-se os inimigos de acordo com os princípios de cada kata, não tendo necessariamente um oponente físico. Para fins didáticos, podem-se executar os movimentos com oponentes reais.

Um iniciante na arte utiliza uma espada de madeira (bokutô) ou uma iaitô (espada com lâmina de liga metálica). Os praticantes mais avançados utilizam shinken, espadas de aço com fio.

Além dos katas, alguns estilos praticam também técnicas executadas com espadas desembainhadas (geralmente chamadas de kumitachi 組太刀). Outros estilos praticam também o tameshigiri 試し斬り ou o suemonogiri 据え物切り, que é o corte de rolos de palha de larguras equivalentes a partes do corpo humano.

[editar] A Estrutura do Kata

Cada kata segue a mesma estrutura básica de quatro partes: Nukitsuke (desembainhar e cortar) Kirioroshi (corte principal com o uso das duas mãos) Chiburi (retirada do sangue da lâmina) e Noto (embainhar a espada); existem dentro desse formato variações consideráveis. Dentro das mais comuns encontram-se: golpear para frente com o tsuka (empunhadura da katana) antes de desembainhá-la, puxar a bainha (saya) para trás e golpear imediatamente girando-se para trás, cortar em ângulos diferentes de horizontal e vertical, e.g.: diagonalmente de baixo para cima e de cima para baixo ou pela lateral, entre outros.

[editar] O Formato de uma Seção de Treino

O formato do treino varia enormemente de acordo com o estilo a ser praticado. A diferença vai desde detalhes básicos, como a forma de amarrar o sageo, até grandes diferenças, como a proibição de todo e qualquer tipo de alongamento, para buscar o máximo realismo dentro da prática.

No Seitei Iaidô, um seção típica de treino começa com aquecimento e alongamento. Em seguida faz-se o rito de etiqueta de abertura, que consiste de kamiza ni rei (curvar-se para o lugar sagrado), sensei ni rei (curvar-se para o instrutor) e o to rei (curvar-se para o katana). Em seguida inicia-se uma seção de suburi (prática dinâmica de cortes) e kihon incluindo Chiburi e Noto. A depender do tamanho e nível da turma, outras técnicas derivadas dos katas são exercitadas antes da prática dos katas propriamente dita ser iniciada. A série de katas, freqüentemente, se inicia com o sensei explicando algum ponto que deve ser especialmente observado pela classe ou por algum subgrupo específico da mesma. A isso se segue a pratica formal, em que todos praticam os katas em conjunto sob o comando do líder do dojo ou um treino livre quando os katas são praticados sem sincronismo e individualmente, cabendo ao instrutor a observação e correção de pontos de cada praticante de forma individual. Ao final da seção, todos fazem a etiqueta de fechamento em conjunto.

[editar] O Keiko

Esse termo é traduzido como treino ou prática, mas seu significado em japonês abrange mais que isso. É o estágio em que os movimentos são aperfeiçoados por repetição lenta, dividindo-se o kata em suas partes componentes e pela contextualização da técnica em situações e confronto real. Com o tempo, o praticante começa a entender os princípios de Metsuke (correto uso dos olhos), Seme (pressão sobre o adversário) com o objetivo de controlar o adversário. Durante o keiko também são apreendidos os conceitos de Maai (distância de combate) e Ma(tempo - timing).

[editar] Aspecto filosófico

A espada no iaidô é um instrumento espiritual, sem dimensão material. As horas de treinamento dedicadas para que se possa atingir o domínio da técnica são horas em que o praticante entra em contato com seu eu interior (espírito).

O iaidô é uma mistura única de ética Confucionista, de métodos introspectivos do Zen-budismo e da filosofia Taoísta, tudo isso temperado pelo rigor do Bushido. O Iai proporciona um estado mental focado e sereno ao praticante, podendo ser entendido como uma disciplina meditativa.

Além do estudo das técnicas, existe também o aspécto filosófico que envolve cada um dos diversos estilos de iaidô, influenciando inclusive na forma como as técnicas são executadas.

[editar] Graduações

As graduações no iaidô dependem do estilo que se pratica:

No seitei iaidô, a graduação obedece aos ditames da FIK com uma banca examinadora. Atualmente, a graduação segue a seguinte progressão:1º kyu – 1º dan ao 8º dan (o grau mais alto).

Paralelamente, existem títulos que podem ser conferidos de acordo com as contribuições do praticante à arte. Atualmente, existem três: Renshi (praticante avançado), Kyôshi (praticante professor) e Hanshi (praticante modelo).

Nos exames cada praticante deve realizar 5 Kata. Oficialmente a FKI (Federação Internacinal de Kendô) pede que os dois primeiros sejam Koryu e os três seguintes do Seitei Iai. No dia do exame a banca examinadora escolhe e anuncia os Kata de Seitei Iai a serem executados por todos os examinandos, independente de graduação. Ou seja, do exame de aspirante ao mais graduado todos farão a mesma sequência de kata de Seitei Iai, além dos outros 2 Kata de um Koryu da preferência do praticante.

A graduação nos Koryu varia muito dependendo do estilo. Cada estilo possui um currículo diferente de técnicas e a graduação representa o grau de conhecimento das técnicas.

Antes disto, a maioria das escolas de artes japonesas tradicionais utilizavam o complicado sistema Menkyo como uma forma de licenciar os estudantes aos níveis técnicos de habilidades particulares.

[editar] Ligações externas

Ferramentas pessoais